terça-feira, 25 de setembro de 2012

Shipper Da Semana: Mary/Matthew (Downton Abbey)

E a partir dessa semana começa, junto com a fall season, a coluna "Shipper da Semana", na qual irei falar do shipper que mais se destacou no episódio da semana. Sei que toda semana terei problemas em decidir qual foi o melhor, mas vou tentar ser justa na questão da história do shipper como um todo, não apenas no episódio.

Por isso mesmo, o shipper estreante da coluna irá ser Mary e Matthew, que após duas temporadas de tensão e drama, finalmente se casaram no episódio de estréia da terceira temporada da série. O episódio foi deles, sem dúvida. Todos os personagens estavam se preparando para o grande evento de Downton, não apenas por ser um casamento, mas pela história que os dois passaram para chegar até aquele momento.

Este é aquele shipper que amo de paixão, não só pela química, mas por utilizar os clássicos escritos por Jane Austen. Na primeira temporada, tivemos a relação deles baseada em "Orgulho e Preconceito", com Mary sendo indiferente e detestanto Matthew apenas por ele existir e ser o herdeiro de Downton e toda a fortuna de Cora, mãe dela. Ela sabia que seria obrigada a se casar com ele e logo no primeiro encontro já há uma série aversão pelo fato dela escutar Matthew falando mal dela e da família, sem nem ao menos conhecê-los, o tal preconceito.

Mary, a orgulhosa que sempre foi, fez de tudo para ser o máximo desagradável que pode com o primo, mas aos poucos ela foi descobrindo como ele era um ótimo homem e completamente apaixonado por ela. Quando finalmente ela pareceu ceder e admitir que realmente queria casar com Matthew, sua mãe ficou grávida e com a possibilidade de gerar um herdeiro homem para Downton. Escutando os conselhos de sua tia Rosamund, ela decidi esperar até que nasça o novo membro da família para saber se ainda há mesmo necessidade de se casar com Matthew. 

A partir dai, a história começa a desenrolar baseada em "Persuasão", o que continou por toda a segunda temporada, quando Mary perde a oportunidade de ser feliz ao lado do homem que ama para seguir o conselho da tia. Matthew não a perdoa, pois sempre iria duvidar do amor dela, já que a mesma só finalmente aceita se casar após a mãe perder o bebê e ver que não haveria outra maneira de continuar sendo herdeira de Downton.

A segunda temporada é um salto não apenas temporal, mas também bem dramático e de amadurecimento para o casal, com a guerra e todas as novas possibilidades. Matthew fica noivo de Lavinia e Mary percebe o quanto o ama depois que o perde. Ele vai para guerra e Mary começa a demonstrar o seu crescimento como mulher, ao invés do comportamento de menina mimada que sempre demonstrou na primeira temporada.

Foi muito legal ver como ela souber lidar bem com a perca de Matthew, inclusive deixando seu lado egoísta para fazê-lo feliz em muitas vezes. Dando o suporte necessário quando ele ficou na cadeira de rodas, após o incidente na guerra. Todos os momentos deles foram valiosos para mostrar que não é apenas o interesse em manter a fortuna em família, mas que os dois formam um casal que se ama, apesar das diferenças, e que combinam.

Mary também ficou noiva, mas todos sabiam que aquilo era mais um compromisso para ser bem aceita na sociedade do que para ela ser feliz. E ela parecia aceitar as consequencias dos seus atos impensados no passado e estar pronta para apoiar Matthew na sua felicidade com Lavinia, mesmo que ele tenha admitido para ela que estava se casando para honrar seu compromisso. 

Todas a história da morte de Lavinia, até o momento em que Mary decidi enfrentar os boatos a se casar com Carlisle foi inesperado, mas eu gostei do modo como no final quando finalmente Matthew percebe que não pode viver sem Mary e nem deixá-la ir para os EUA, eles não estão traindo ninguém e é alguém inevitável, pois eles se amam.

O especial de Natal foi uma delicia de se ver e não esperava que os roteiristas conseguiriam se superar em momentos fofos do casal, mas então vem esse episódio que me faz não me caber de felicidade pelos personagens. E sabe o que é melhor? Não há aquela coisa de felizes para sempre. Eles são diferentes, tem visões diferentes, mas o amor deles é o que mantem unidos e será capaz de auxiliá-los a enfrentar as dificuldades juntos. É assim na vida real ;D

Se vocês ainda não assiste a série, não sabe o que está perdendo! Além de Mary/Matthew, há outros shippers tão interessantes e emocionantes, além da história em si ser uma delícia de se acompanhar!

E a melhor cena vai para... A do casamento, claro! hihi 

Fiquei em dúvida entre a da reconciliação no quarto dela e a última cena, mas como a própria foto abaixo mostra, a felicidade do casal em finalmente estar unidos e ainda assim as provocações é que fazem deles o melhor shipper de Downton Abbey o/



Nenhum comentário:

Postar um comentário