terça-feira, 5 de novembro de 2013

I Will Go Down With This Ship: Joan/Sherlock (Elementary)

É estranho eu falar de um shipper que sempre defendi ser somente amizade. Mas o que seria de um casal sem o sentimento de amizade, certo? Além disso, é impossível assistir #Elementary a cada semana e não se apaixonar pela química entre Sherlock e Joan.


Sei que muitos criticam a nova adaptação de Sherlock Holmes, principalmente pelas comparações de qualidade com a série britânica #Sherlock. Mas eu assisto as duas séries e posso dizer que por mais que tenham o mesmos personagens principais, elas são bem diferentes.



A série britânica foca em trazer para a realidade um clássico, mas deixando ao máximo as características principais dos romances de Sir Arthur Conan Doyle. Enquanto a produção americana dá uma repaginada no clássico, utilizando os elementos das histórias para criar sua própria mitologia.



Ou você já tinha imaginado ou visto em algum outro lugar Watson como mulher? Ou Moriarty? Ou Moriaty e Irene Adler sendo a mesma pessoa? Diferente sim, mas isso não significa obrigatoriamente perca de qualidade. Muito pelo contrário, pode ser exatamente esse tipo de adaptação que faz criar um novo número de fãs das histórias do mais famoso detetive do mundo.



Mas independente das alterações, uma coisa é certa; todos shippam Sherlock com John/Joan. Eu gosto muito da amizade dos personagens e acabei me apaixonando pela possibilidade de algum romance entre Joan e Sherlock. Por mais que os roteiristas digam que esse não é o objetivo, fica difícil não torcer para os dois virarem um casal quando temos sempre cenas tão fofas e apaixonantes dos dois.



Ao poucos os episódios foram apresentando a evolução do relacionamento deles e você acaba caindo de amores pela possibilidade de que o tão famoso #Fandom shipper se transforme em #Canon. Uma das minhas cenas preferidas, que marcou também pela música que toca ao fundo, é quando Sherlock decidi ficar com Joan na clinica de reabilitação.



Isso foi apenas o início de uma das amizades e relacionamentos mais duradouros da literatura. A maneira como Sherlock vai se tornando uma pessoa melhor e mais sociável conforme vai convivendo com Joan é notável e ele não tem medo de admitir isso a ela. Tanto que a relação deles prevalece pelo lado profissional e Joan desisti de ser apenas acompanhante e continuar ao lado de Sherlock como aprendiz de detetive.




E essa amizade só foi fortalecida com todo o drama da descoberta de Irene/Moriarty. Joan foi a única capaz de enganar a arqui inimiga e amante de Sherlock, sendo a pessoa essencial para marcar a vitória dele. Talvez por Watson já ter passado por algo parecido, se apaixonar por alguém que não merece, que ela consiga ser a pessoa certa para ajudar Holmes a superar toda a história.



A única coisa ruim de shippar tanto eles é a dúvida de nunca saber se realmente o casal vai se tornar real (#Canon), visto que a proposta sempre sugerida pela série é o sentimento de companheirismo. É como se nada mais importasse, pois quando você tem um amigo e companheiro, tudo é possível e você não está mais só. E esse é o caso de Sherlock ao finalmente encontrar em Joan a parceira que sempre precisou, mas nunca soube disso.  



Se as nossas preces de shippermaniacos serão atendidas, eu não sei. Mas graças a Deus, e o tumblr, e os sites de fanfics, e aos fãs que desenham, etc, teremos sempre muito material e imaginação para continuar com a nossa loucura pelo shipper.

I Will Go Down With JoanLock!  



PS:Só mesmo Jonny Lee Miller e Lucy Liu para me fazer torcer por um relacionamento além de amizade entre Watson e Holmes =P
PS2: Todas as imagens peguei no tumblr, não são minhas.
@NicoleChaves

2 comentários:

  1. Eu shippo muito esses dois. São muito lindos.
    Na boa, pode não ser esse o objetivo da serie, mas bem que os produtores poderiam fazer né, agora de uma maneira que não cague tudo, que nem acontece com muitas series.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo, Mariana!

      Mas já nessa segunda temporada os roteiristas jogaram um grande balde de água fria para o fandom com o lance entre Joan e o Mycroft =P

      Excluir